Uma delegação da Embaixada dos Estados Unidos da América, liderada pela Conselheira Comercial, Youqing Ma, visitou o Porto de Sines para conhecer as oportunidades que esta infraestrutura portuária oferece ao mercado norte-americano.
De acordo com a informação avançada pela própria Administração do Porto de Sines, a delegação diplomática, que foi ainda acompanhada por Alexander Bez, da CDP (Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA), pretendeu aprofundar conhecimento acerca do importante papel que o Porto de Sines tem tido para o mercado dos Estados Unidos, quer através das importações, onde se destaca o Gás Natural Liquefeito (GNL), quer nas exportações para aquele país, designadamente no segmento da carga contentorizada.
Na reunião entre a delegação diplomática e o Conselho de Administração da APS, foi destacado o facto de Sines beneficiar de uma localização privilegiada na fachada atlântica e, no segmento da carga contentorizada, oferece oito serviços regulares semanais que escalam portos norte-americanos, representando uma movimentação anual de cerca de 220 mil TEU, sendo que, ao nível do GNL, os EUA são responsáveis por mais de 30% do abastecimento do terminal.
Também referidas foram as oportunidades de investimento que Sines proporciona às empresas americanas em vários segmentos de mercado, reforçando a capacidade de receber novos projetos que permitam a expansão da relação comercial entre os dois países, particularmente no mercado do GNL e carga contentorizada. A delegação teve ainda a oportunidade de visitar os terminais portuários.