A Direção-Geral da Saúde recomendou hoje que os idosos, crianças, pessoas com problemas respiratórios crónicos e doentes cardiovasculares fiquem em casa sempre que possível por causa da concentração de poeiras no ar provenientes do norte de África.
De acordo com a Direção-Geral da Saúde, uma massa de ar proveniente dos desertos do norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante o dia de hoje e na terça-feira.
“Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as regiões do Alentejo, Algarve e o interior da região Centro”, refere a DGS num comunicado publicado no seu ‘site’.
De acordo com a DGS, este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações.
Leia a notícia completa em O ATUAL