15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa: Obra poética de “Rui Knopfli” homenageada no Cine-Teatro Florbela Espanca (c/fotos)

Decorreu durante 2 dias, quinta e sexta-feira, 12 e 13 de setembro, no Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, o Colóquio de Homenagem a Rui Knopfil, «A razão e o Rumo».

Este colóquio resulta da parceria da Câmara Municipal de Vila Viçosa e o Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (CLC) e tem como objetivo valorizar a obra poética de Rui Knopfil , aprofundando , através do seu estudo renovado, a relação entre a poesia de Knopfil e a literatura e cultura de Moçambique.

Eugénio Lisboa, antigo docente do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro e profundo conhecedor da obra de Knopfil, apelou para o facto de se completarem 15 anos da sua morte, no ano de 2012. No entanto só agora foi possível corresponder a esse apelo por parte do CLC, em assinalar o aniversário da morte de Knopfil, que está sepultado em Vila Viçosa, e que justifica o interesse da CMVV, desde o início, na realização do colóquio.

A Rádio Campanário esteve presente na sessão de abertura dos trabalhos, pelas 10h da manhã, que iniciou com as palavras de agradecimento, a todos os intervenientes, da moderadora, Isabel Cristina Rodrigues, seguida do Presidente da CM de Vila Viçosa, Luís Caldeirinha Roma, Manuel António Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro, Carlos Morais, diretor do Departamento de Línguas e Culturas da UA, e Otília Martins coordenadora do CLC da UA.

O concerto musical nos Panteão dos Duques de Bragança encerrou este colóquio, pelas 18h, de sexta-feira.

O CLC está a organizar um volume inteiramente consagrado à figura e obra do autor de “A ilha de Próspero”, que colige textos das comunicações no âmbito do colóquio, bem como outros estudos.

Populares