Depois de se ter realizado no sábado a prova de Distância Longa de Orientação em BTT nas belíssimas paisagens de Terena e Hortinhas, a prova de Sprint realizou-se no Alandroal no domingo de manhã, com cerca de 160 atletas de 13 países diferentes em competição nas ruas desta lindíssima cidade alentejana. Em termos individuais, Vojtech Stransky, da Seleção da República Checa, venceu no escalão sénior masculino, com Vojtech Ludvik, também da Seleção da República Checa, e Francisco Javier Muñoz, de Espanha, a subirem ao 2.º e ao 3.º lugares do pódio.
Já no escalão sénior feminino, Kaarina Nurminen, da Seleção da Finlândia, foi a grande vencedora, com Celine Wellenreiter, da Seleção da Suíça, e portuguesa Ana Filipa Silva, do Clube Português de Orientação e Corrida, a conquistarem o 2.º e o 3.º lugares.
Em cadetes femininos, o troféu foi ganho por Annika Rantanen, seguida de Kaisla Häkkinen, ambas da Seleção da Finlândia, e de Tereza Kadlecová, da Seleção Juvenil e Júnior da República Checa. Em cadetes masculino, o grande vencedor foi Noé Henseler, da Selecção da Suíça, seguido por Tomáš Zrník e Radek Lesage, ambos da Seleção Juvenil e Júnior da República Checa. Já em juniores masculinos, venceu Adam Cerník seguido por Karel Smolen, ambos da Seleção Juvenil e Júnior da República Checa, e pelo português Fábio Gonçalves, do Centro Recreativo do Casal do Grilo. .
Em termos coletivos, a Seleção Sénior da República Checa conquistou o 1.º lugar, seguida pelo Clube de Orientação e Corrida e a Seleção Juvenil e Júnior da República Checa, no 2.º e o 3.º lugares do pódio.
Os resultados completos podem ser consultados aqui: https://www.orioasis.pt/oasis/results.php?action=view_stages&eventid=2706
Ambas as provas contaram para a Taça de Portugal de Orientação em BTT da Federação Portuguesa de Orientação, bem como para o World Master Series – WMS (Taça do Mundo de Veteranos) e o Young Guns World Series – YGWS (Taça do Mundo de Juniores e Juvenis) da Federação Internacional de Orientação.
As provas, integrantes do I Troféu de Ori-BTT Festival Peixe do Rio, foram uma coorganização do Clube da Natureza de Alvito e do Município do Alandroal e tiveram o apoio da União de Freguesias de Alandroal, São Brás dos Matos e Juromenha, da Freguesia de São Pedro de Terena, da Associação Alandroal United – United Bike Team Alandroal, do GDR do Rosário e do COAAL- Clube de Orientação e Aventura do Alto Alentejo, e fizeram parte da programação do Festival Peixe do Rio do Alandroal de 2023.