17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cinco autarcas do Alentejo entregam projeto de dinamização da Serra d’Ossa à Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (c/som)

No âmbito da apresentação da “A Alentejana”, como é conhecida a Volta ao Alentejo em Bicicleta, estiveram em cima da mesa vários temas de discussão, entre eles, as parcerias entre os municípios para a Serra d’Ossa.

A Rádio Campanário compareceu na apresentação da prova, que decorreu no Fórum Cultural de Alandroal, e falou com David Galego, presidente da Câmara Municipal de Redondo sobre estas parcerias para dinamizar a Serra d’Ossa: “Por falar em bicicletas, vamos ter dia 8 de outubro um Grande Fondo Serra d’Ossa, também em parceria com os cinco concelhos que estamos a trabalhar no projeto de transformar a Serra d’Ossa, tranformar no âmbito turístico, estamos a falar de Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo. O grande fondo deste ano será partida e chegada em Estremoz, mas também com a parceria dos outros quatro concelho e também nos anos seguintes, com certeza será, também em termos logísticos, e é importante que aconteça, em cada um dos concelhos a partida e a chegada, face à grande dimensão de pessoas. Esperam-se mais de três mil pessoas no Alentejo, nesse fim-de-semana, entre praticantes e famílias, mas é esta lógica de parceria” começou por referir o autarca.

David galego falou ainda nos projetos que os cinco municípios têm em mente para dinamizar a região da Serra d’Ossa: “Eu dava apontamento, porque estamos a falar em bicicletas também, porque entregámos no passado fim de semana, todos estes concelhos, as nossas ideias de projeto para, em cada um dos concelhos, podermos promover as potencialidades turísticas da Serra d’Ossa. Como é que o vamos fazer? Esta ideia nasceu quando, no novo mandato se juntaram os cinco presidentes de câmara, convidámos a Entidade Regional de Turismo, o senhor presidente Vítor Silva e todos os técnicos da equipa e estivemos na Serra d’Ossa a olhar para o futuro em conjunto e isso foi, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, criar uma candidatura que foi inscrita no Orçamento para 2023 da EntidadeRegional de Turismo, e que terá por base um trabalho de fundo feito por uma consultora onde cada um dos municípios, e também algumas entidades privadas, vão apresentar ideias e projetos para dinamizar turisticamente a Serra d’Ossa.”

“Nessa base vamos construir em conjunto um programa global para dinamização turística e projeção e internacionalização da Serra d’Ossa. Cada um dos concelhos irá depois colocar algumas das suas candidaturas, nós Redondo, apresentámos oito ideias de projeto, os outros concelhos apresentarão outras, mas a verdade é que nem todas elas poderão ser integradas para fazer um trabalho em rede. Todos temos a ganhar se conseguirmos que o turista venha, fique mais que um dia e percorra o nosso território. Se nós temos para oferecer vinho, gastronomia, paisagens e o trail, também Vila Viçosa tem o seu património histórico, Alandroal o endovélico, Estremoz também tem os vinhos, tem o seu património cultural, Borba também na área da cultura e do património, podemos todos potenciar os nossos municípios a esse nível e é isso que queremos fazer, trabalhar juntos pelo Alentejo”, acrescentou p presidente do Município de Redondo.

Questionado sobre o tempo de realização dos projetos anteriormente citados, David Galego referiu que “neste momento estão a ser reunidas as ideias de projeto que serão entregues à Entidade Regional de Turismo com uma consultora que já está adjudicada, irá pegar nesta ‘albufeira’ de ideias e depois vamos entre todos discutir, como serão integradas para considerar o território um rota apetecível para quem nos visita, a partir daí vamos decidir quais são de facto as candidaturas âncora para poder avançar com os projetos principais e vamos apresentar ao Turismo de Portugal, no âmbito do projeto Transformar. Este programa tem o seu términos atualmente para o final de 2023, por isso é esse o timing para o qual temos que entregar esta candidatura”.

Populares