O alerta amarelo em que o Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora colocou o distrito, já se fez sentir, as fortes chuvas que caíram no período entre as 13h e as 14h, nesta quinta-feira, 24, no concelho de Borba, provocaram inundações e que levaram as autoridades responsáveis ao terreno.
A zona onde se situa a superfície comercial, Pingo Doce, e entroncamento ao largo da câmara municipal, foram os pontos atingidos, situação que se verifica com regularidade, sempre que se registam elevados níveis de pluviosidade.
A Rádio Campanário esteve no local e falou com o responsável pelas obras municipais, Eng. António Marques, que explicou a origem do problema, a previsão para a solução definitiva e a solução provisória para a amenizar até à primavera. Assuntos que já se encontram colocados na lista de prioridades, decididos em reunião com atual executivo, “dado que já acontece pela segunda vez, desde que este tomou posse”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/borba_inudacoes_24out.MP3{/play}
Como disse o responsável, a situação do Pingo Doce, “é um erro do projetista, quando implanta uma cota muito baixa para esta zona onde está implantado” e aponta “a construção da variante como o ponto inicial do problema, dado que toda a água ficou canalizada para esta zona, por tipologia do terreno”. A obra para reparar esta situação em definitivo pode rondar os 150 mil euros.