15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Exposição de Belén Urien no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

Na próxima quinta-feira,  dia 30 de março, entre as 17h00 e as 20h00, será inaugurada no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, a Exposição «Panóplias» de Belén Uriel, artista que reparte a sua vida e trabalho entre Lisboa e Londres. Esta Exposição foi especificamente organizada para “O Armário” dispositivo expositivo que se tornou “Móvel”-itinerante em 2022 e que se desloca sempre com a curadoria de Benedita Pestana. 

Belén Uriel apresenta neste “Armário Móvel” um conjunto de esculturas que evocam de forma subtil o mundo bélico. Panóplia é um termo que provém do grego e que significa “armadura completa”, é uma palavra que designa também um troféu que reúne diversas armas e se dispõe numa parede, ou pode igualmente nomear uma casa de armas e ainda, em sentido figurado, um conjunto semelhante. Usando o vocábulo no plural dando presença maior aos protectores de cabeça – elmos / capacetes – mas desta vez construídos em vidro, transmite a fragilidade e a transparência cristalizando ainda mais o ar de família de cada peça. 

“O Armário” teve a sua primeira edição em Abril de 2014 e tornou-se num espaço de referência no meio artístico. Em 2022 e 2023, o Armário tornou-se móvel, aventurou-se fora de portas num périplo que teve início em Coimbra, no átrio do Colégio das Artes, onde se apresentou com uma instalação de Gisela Casimiro. O percurso continuou até à Casa da Cerca de Almada, onde foi decomposto e refeito pelo artista Alexandre Estrela. Seguiu para o Porto, para os Maus Hábitos, com a instalação Com Licença de Inês Brites e esteve no Museu de José Malhoa com os Von Calhau até Fevereiro de 2023. Agora, antes de regressar a Lisboa onde conterá uma proposta de Luísa Cunha, estará em Évora no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo até ao dia 15 de Maio.

 

Fonte: Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo

Populares