12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

António Costa e João Cravinho em Sines esta quarta-feira!

No âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, visita esta quarta-feira o “Sines Tech Innovation & Data Center Hub” na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) .

De acordo com a nota de imprensa remetida à nossa redação, trata-se da primeira área empresarial em Portugal que acolhe grandes infraestruturas globais de telecomunicações, como estações de amarração de cabos submarinos e centros de processamento e armazenamento de dados, e cujo trabalho passa por promover a transição digital da economia nacional.

Pelas 9h30, o  MNE visita o Centro de Negócios da ZILS, gerida pela aicep Global Parques, uma empresa do Grupo AICEP, do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A promoção da ZILS está organizada em três áreas de negócio: “ZAL Sines – Zona de Atividades Logísticas”, no apoio à atividade dos terminais de granéis sólidos e de contentores do Porto de Sines; “Energia Sul”, congregando as indústrias energéticas, refinadoras, petroquímicas e químicas com as novas atividades da transição energética (como produção de hidrogénio e amoníaco ‘verdes’, descarbonização e circularidade industrial); e “Sines Tech”, onde estão em curso 6 mil milhões de euros de investimentos privados em CLS – Cable Landing Stations & DC – Data Centers.

O governante vai ainda visitar a Estação de Amarração de Cabos “Vasco da Gama” onde amarra o cabo submarino de telecomunicações EllaLink , que liga a Europa à América do Sul, e irá em breve amarrar o cabo Olisipo, de Sines a Lisboa. Um projeto liderado por uma empresa francesa e financiado pelo pan-europeu Fundo Marguerite, que conta com o Banco Europeu de Investimento e cinco bancos de fomento: de França, Itália, Espanha, Alemanha e Polónia.

João Cravinho vai ainda visitar as obras de construção do Start – Sines Transatlantic Renewable & Technology Campus , um centro de dados com 495MW de potência, totalmente abastecido a eletricidade renovável, um investimento anglo-americano.

Na sessão de apresentação do “Sines Tech” vão ser assinados dois novos contratos do Start Campus com a aicep Global Parques, um para quadruplicar a área alocada ao acolhimento de estações de amarração de cabos submarinos e o outro para acolher a infraestrutura elétrica do maior centro de dados verde da Europa, o Start – Sines Transatlantic Renewable & Technology Campus. A sessão, em inglês, conta com a participação de investidores em conectividade e centros de dados.

O Ministro João Gomes Cravinho acompanha ainda o Primeiro-Ministro António Costa na visita ao projeto “Alba”, no Complexo Petroquímico de Sines da Repsol Polímeros, cujo contrato de investimento foi assinado com a AICEP.

 

 

 

 

Populares