A Universidade de Évora e o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente promovem no próximo dia 13 de abril de 2023 o “Dia Aberto do MARE – Universidade de Évora”, que se realizará no Palácio de D. Manuel, em Évora, com o apoio da Câmara Municipal de Évora. Este evento tem como objetivo promover a ligação entre a Unidade Regional de Investigação do MARE na Universidade de Évora (MARE-UÉvora) e as diversas entidades de administração local e regional do Alentejo, assim como com o tecido empresarial com ligações à temática dos recursos aquáticos e com a academia.
Considerando que no Alentejo a investigação científica ligada ao mar, rios e restantes ecossistemas aquáticos encontra-se em elevado crescimento, este, este evento dará a conhecer à audiência o trabalho desenvolvido pelos vários grupos de investigação que constituem o MARE-UÉvora.
O evento contará com uma mesa de abertura presidida por Pedro Raposo de Almeida, Diretor do MARE, e constituída também por Paulo Quaresma, Vice-Reitor da UÉ, Rui Salgado, Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada da UÉ, Helena Adão, Coordenadora do MARE-UÉvora, e por Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora.
De entre as entidades que já confirmaram presença no Dia Aberto do MARE-UÉvora, destacam-se a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a ADRAL (Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo), a APA (Agência Portuguesa do Ambiente), o Sines Tecnopolo, a EDIA e diversos municípios da região alentejana.
O Dia Aberto do MARE-UÉvora divide-se em duas partes, com a manhã dirigida às entidades regionais, promovendo as ligações entre a investigação científica e o desenvolvimento da região do Alentejo, assentes no conhecimento, promoção e valorização dos seus recursos aquáticos. Já a tarde será dirigida à academia eborense. Preenchida com sessões de “Percursos de Investigação e Inovação no MARE-UÉvora”, vários investigadores e estudantes do MARE darão a conhecer à academia da Universidade de Évora a diversidade de trabalhos de investigação fundamental e aplicada desenvolvidos nas suas carreiras no âmbito das ciências aquáticas.
Este comunicado de imprensa conta com o apoio da Fundação Ciência e a Tecnologia, I. P. por fundos nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O MARE é uma unidade de I&D classificada como Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Constituída por um conjunto alargado de grupos de investigação especializados, que desenvolvem os seus trabalhos em todos os ecossistemas aquáticos, nomeadamente, bacias hidrográficas, estuários, zonas costeiras e mar profundo. Para além da abrangência temática, o MARE apresenta também uma ampla implantação territorial, dispondo de sete Unidades Regionais de Investigação, distribuídas por todo o território nacional continental e na região autónoma da Madeira.
Uma das Unidades Regionais deste centro de investigação encontra-se sediada na Universidade de Évora (MARE-UÉvora). Esta Unidade Regional de Investigação integra um lote de investigadores que desenvolvem a sua diversificada atividade científica a nível nacional, com particular incidência na região alentejana. Esta marcada presença regional é fruto da localização geográfica desta unidade, assim como do elevado interesse e potencialidade em termos de recursos aquáticos, marinhos e dulciaquícolas, que esta região integra.