7.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Dezembro 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Figurado de Estremoz inspira Peça de Teatro a estrear esta quinta-feira no Teatro Bernardim Ribeiro!

 

Estreia hoje a peça de teatro SENTIDO FIGURADO, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.

Esta é uma criação, com direção de Ana Luena e José Miguel Soares, sendo um projeto que a Malvada está a desenvolver, numa coprodução com a Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia de Estremoz, que se inspira no Figurado de Estremoz para a construção de um espetáculo de teatro que parte das personagens dos Bonecos, como a “Primavera” ou “O Amor é Cego”, relacionando-os com a contemporaneidade e construindo novas narrativas interligadas com a identidade, a natureza, o cotidiano e a devoção.

EM SENTIDO FIGURADO a Malvada propõe explorar novas significações expressivas a partir desta arte popular, inspirando uma nova criação cénica contemporânea, na qual os seniores tomam o lugar central da cena e se envolvem ativamente desde a dramaturgia até à apresentação da obra. O projeto é apoiado através do programa Arte e Envelhecimento Ativo, da Direção-Geral das Artes.

O Figurado de Estremoz, hoje classificado Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, existe pelo menos desde o séc. XVIII e tudo indica que as primeiras oficinas eram constituídas maioritariamente por mulheres que, na condição da época, não tinham a atividade profissional reconhecida como ofício de pleno direito. Crê-se que os Bonecos tenham um fundamento espiritual, os estremocenses com menos recursos queriam ter em casa uma imagem de culto e, sendo as esculturas em madeira e talha dourada dispendiosas, o barro afigurou-se uma matéria prima acessível. À semelhança do que está na origem desta tradição, SENTIDO FIGURADO aposta na democratização da expressão artística ao envolver e misturar na equipa um grupo de mulheres de teatro amador, profissionais das artes, comunidade das freguesias rurais, bem como promove o envelhecimento ativo, a inclusão e a dinamização cultural.

 A entrada é gratuita, sendo necessário o levantamento dos bilhetes na bilheteira do TBR e no Posto Turismo de Estremoz. 

Populares