O Queijo de Serpa Dop conta com uma receita proveniente da Serra da Estrela, mas o clima e o solo alentejanos conferem-lhe personalidade, aroma e sabor singulares. “Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante
Apesar da distância, a produção do Queijo de Serpa DOP tem por base a receita do queijo Serra da Estrela mas, são precisamente o solo e o clima, que confere ao queijo de Serpa a identidade e sabor que lhe deram fama. Curado, de pasta semimole e amanteigada, tem na sua génese o leite cru de ovelha.
Elaborado duas vezes por dia, de modo a reduzir o mais possível o espaço de tempo decorrido após a ordenha, a maturação deste queijo certificado dura 30 dias e decorre em três diferentes fases, em locais de cura natural ou instalações de ambiente controlado.
A completar 22 anos, em 2023, a Queijaria Guilherme é o maior produtor de queijo de Serpa DOP, ao oferecer ao mercado mais de uma tonelada por semana de queijo amanteigado, queijo fresco e requeijão, entre outros produtos.
Com a atribuição da certificação DOP -Denominação de Origem Protegida, toda a produção de Queijo de Serpa contribui para a proteção da biodiversidade e preservação dos habitats e paisagens, ao mesmo tempo que reforça o tecido socioeconómico das zonas rurais, objetivos defendidos pela politica agrícola comum. Melhorar a posição dos agricultores na cadeia de valor e reforçar o tecido socioeconómico das zonas rurais são prioridades para o programa da PAC compreendido entre 2023 e 2027.
Com a primeira referência a remontar a 1905, o Queijo de Serpa DOP é produzido ao longo de todo o ano no Baixo Alentejo e pode resultar no tradicional queijo amanteigado mas também noutras variantes como Queijo Fresco, Requeijão, Almece e Merendeira.
Apesar da receita antiga, o entusiasmo por este produto serve ainda hoje de inspiração para novos projetos, como a Curadoria100 Histórias, que se uniu à também recente Adega do Montado para criar experiências únicas que unem queijo e vinhos.
A Curadoria 100 Histórias pegou na receita de Serpa e criou produtos com várias maturações. As experiências dão lugar a novos sabores e no futuro ambicionam aliar as ervas aromáticas alentejanas.Também resultado de experiências vínicas, nasceu na Adega do Montado, a gama Superior, um vinho ainda sem rótulo, mas que brevemente chegará ao mercado. A adega foi construída em 2019, consolidando a paixão do fundador pelo Alentejo e em homenagem aos avós, que lhe despertaram o gosto pelo vinho.
Porque queijo e vinho são “os melhores amigos”, a Curadoria 100 Histórias e a Adega do Montado oferecem provas conjuntas dos dois produtos. Com propostas elaboradas à medida do cliente, que podem incluir visita à queijaria e à adega, as experiências terminam sempre com provas.
“Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
Texto: Expresso