12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Queremos valorizar a laranja, o nosso produto de excelência e concretizar a sua certificação”, diz Pres. da Junta de Freguesia de Pardais (c/som e fotos)

Arranca hoje a 4ª edição da Feira da Laranja na freguesia de Pardais, concelho de Vila Viçosa.

À semelhança de edições anteriores, o mote do evento é promover o produto típico de Pardais, a sua tão famosa laranja e, ao mesmo tempo, chegar à certificação da mesma.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Manuela de Jesus Pinto Raminhos, presidente da Junta de Freguesia de Pardais, que nos falou sobre as expetativas desta 4ª edição da feira e das novidades que podemos esperar, onde começou por nos dizer que: “É a quarta Feira da Laranja de Pardais, é feita nos moldes das outras três edições passadas. Aquilo que pretendemos é valorizar o produto da laranja, que é o nosso produto por excelência e é a rainha da nossa festa e, a nível cultural trazemos muitos eventos. Temos mais diversões este ano comparativamente com edições anteriores e, economicamente é um evento importante, uma vez que promove a Laranja de Pardais”.

Quanto ao número de expositores presentes na feira, Manuela de Jesus Pinto Raminhos adiantou que “aumentou o número de expositores, temos mais do dobro dos expositores do ano passado, cerca de 15 expositores dentro, cada um deles relacionados com várias áreas, desde produtos regionais, artesanato, enchidos também, portanto, produtos tradicionais do Alentejo. Relativamente à restauração temos os dois cafés da nossa freguesia, que é importante para nós termos participantes dentro da nossa freguesia, temos muitos comerciantes da nossa freguesia aqui presentes mas, também temos de fora, de fora do concelho de Vila Viçosa, isto tudo em termos de interior da tenda e do exterior”.

Questionada sobre os passos no sentido de certificar a Laranja de Pardais, a presidente da Junta de Freguesia de Pardais, contou-nos que, o que se tem tentado é “conjuntamente com a Direção Regional de Agricultura e também com os produtores, tentar ver qual é o melhor caminho para chegar à certificação. Não é um processo fácil, não é um processo rápido, como gostaríamos que fosse, a produção também não é muito grande como nós sabemos, talvez até se se perdesse alguma qualidade se houvesse mais produção, não são muitas as quintas e laranjais que nós temos, mas de facto, aquilo que temos, é mesmo muito bom e, estamos a avançar com algum cuidado porque também não queremos perder essa qualidade . É um processo que não está parado e continua a ser um objetivo”.

 

Veja aqui as fotos da inauguração da 4ª Feira da Laranja de Pardais:

Populares