A Associação Debate Intemporal é uma associação juvenil, cultural e recreativa, que pretende dinamizar a cultura, com iniciativas distintas, no Alentejo.
Em parceria com a Câmara Municipal de Ponte de Sor, a Debate Intemporal está a dinamizar uma Oficina de Escrita Criativa em seis sessões focadas no desenvolvimento de contos que tenham ligação ao concelho de Ponte de Sor. Os contos irão ser publicados no final do ano, num livro denominado “Contos do Sor – Antologia de Escrita Criativa”.
A segunda sessão da Oficina da Escrita Criativa acontecerá este sábado, dia 15 de abril de 2023, pelas 15:00 horas, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor.
Segundo o psicólogo David Rafael Silva, dinamizador da segunda sessão, a criatividade é uma competência que pode ser treinada e as sessões de escrita criativa são uma oportunidade para a estimular, num ambiente criativo, especificamente desenhado com exercícios de reflexão e escrita. Nesta sessão de escrita criativa, será abordado o potencial criativo de cada um, a importância da criatividade e da escrita na psicologia humana, a escrita enquanto ferramenta e a comunicação enquanto veículo de emoções, perceções, pensamentos e comportamentos. Esta estrutura será intercalada com quatro desafios de escrita criativa, para que os participantes tenham a oportunidade de refletir, fazer uma autoanálise e de explorem a narrativa, os personagens e as figuras de estilo.
As sessões da Oficina de Escrita Criativa são abertas ao público, gratuitas e visam encorajar os participantes para o ato da escrita. Todas as sessões são diferentes, na primeira sessão em que participar irá sentir inspiração, na segunda sessão irá sentir motivação para continuar a escrever, etc. O mais importante é experimentar um das sessões da Oficina de Escrita Criativa. As próximas sessões serão realizadas também no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, no mesmo horário com início às 15:00 horas e término pelas 17:00 horas, durante o ano de 2023, nos dias; 17 de junho; 19 de agosto; 21 de outubro e 16 de dezembro.
Foto: Município de Ponte de Sor