Para assinalar o Dia Mundial da Voz, a 16 de abril, a otorrinolaringologista Clara Capucho – especializada na voz artística e conhecida por atores e cantores como a “Dra. Voz” – irá organizar a 21 de abril, no Instituto Politécnico de Portalegre, a conferência “A tua Voz é valiosa, a tua voz é importante” (ver Programa em anexo). O objetivo é promover a importância da voz e os cuidados a ter para a manter saudável, numa sessão dedicada aos professores do ensino superior. A iniciativa é organizada pela DraVoz, a marca criada por esta médica para as suas atividades dirigidas à voz profissional.
“Quero sensibilizar a população em geral, e os artistas em particular, para a prevenção das doenças da voz”, afirma a Clara Capucho, que é coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (ver perfil da “Dra. Voz” em anexo). “Este ano vamos abordar também o tema da mudança da voz dos artistas transgéneros porque, se há um tratamento indispensável, e que tem de ser totalmente personalizado, é o da adaptação da voz profissional destes artistas”.
Clara Capucho organiza há mais de uma década os rastreios da voz artística com a Fundação GDA. A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas é a entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos. A Fundação GDA é o seu meio de ação para valorizar o trabalho dos artistas e promover o seu desenvolvimento humano e cultural e a sua proteção social.
As celebrações do Dia Mundial da Voz deste ano estenderam-se a Cascais e Évora, com um programa que juntou a arte à sensibilização. No dia 15 decorreu na Academia de Artes do Estoril (Cruzeiro), em Cascais, um espetáculo intimista que contou com vários artistas portugueses. Já a 16 de abril, realizou-se no Teatro Garcia Resende, em Évora, um segundo concerto com grupos locais e grandes nomes da música nacional.
A 18 de abril, a Academia de Artes do Estoril receberá a conferência “A tua Voz é valiosa, a tua voz é importante”. A vertente artística destas jornadas do Dia Mundial da Voz encerra a 19 de abril, com um espetáculo da Escola de Artes da Universidade de Évora no Palácio Dom Manuel, em Évora. As apresentações dos estudantes irão percorrer o jazz, o canto lírico e a poesia, com a declamação de poemas de Miguel Torga e outros poetas.
“Preparámos concertos únicos, juntando vários artistas no mesmo palco em momentos acústicos e intimistas”, afirma Raul Ribeiro, produtor dos espetáculos. “Vamos também unir o teatro, a música e os instrumentistas de sopro, dando destaque a toda a arte que envolva a voz”. Os concertos e as conferências são gratuitos e limitados à lotação das salas, devendo as reservas ser feitas nos locais onde decorrerão as iniciativas ou através do email – dravozorg@gmail.com.