A Fundação da Casa de Bragança vai assinalar o Dia Internacional do Livro através da disponibilização online do 1º Volume do Inventário da Biblioteca D. Manuel II, com a iniciativa O Livro através dos Tempos.
No dia 23 de abril assinala-se o Dia Internacional do Livro, uma data que tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade do livro, assim como incentivar hábitos de leitura. A Fundação da Casa de Bragança marca esta data com a disponibilização online, do 1º volume do Inventário da Biblioteca de D. Manuel II, publicado em 1982, e com a realização da iniciativa O Livro através dos Tempos, uma mostra bibliográfica desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, que acontecerá dia 21 de abril, às 16h.
O 1º volume do Inventário da Biblioteca de D. Manuel II, foi elaborado por Gualdino Borrões, a reedição revista e actualizada é da autoria de Carlos Saramago, autor também do 2º volume, já disponível no site da Fundação desde 2022.
Em 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituiu a 23 de abril o “Dia Mundial do Livro”, por se tratar do dia em que faleceu Miguel de Cervantes, principal inspirador para a comemoração da data. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.
Na próxima sexta-feira, às 16h, decorrerá a iniciativa O Livro através dos Tempos, uma mostra bibliográfica desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, que conta com a apresentação do Dr. Vicente Fino, bibliotecário do MBCB, e que será ilustrada com algumas obras da Biblioteca.
A iniciativa pretende reconhecer a importância do livro como meio de transmissão de cultura e informação, essencial para o desenvolvimento da literacia e fundamental no processo educativo.
No dia 23 de abril, será disponibilizado o 1º volume do Inventário da Biblioteca de D. Manuel II, da autoria de Gualdino Borrões e que foi publicado em 1982.
Esta obra inclui a referência bibliográfica de todas as espécies (manuscritos e impressos) que integram a Biblioteca, provenientes da residência britânica do rei. Os Impressos abarcavam as datas de 1489 a 1834, correspondentes a 1340 registos.
O 2º volume, que já se encontra disponível no site da Fundação da Casa de Bragança, conta com os registos de 1341 a 2406, e completa este inventário.
No Dia Internacional do Livro ficará assim disponível para consulta de todos os investigadores e interessados, a totalidade da Biblioteca reunida por D. Manuel II.
Foto: CM Vila Viçosa
Fonte: Fundação Casa de Bragança