A comissão independente já fechou o mapa que permitia a qualquer cidadão apresentar uma proposta estratégica para o novo aeroporto de Lisboa.
A informação é avançada pelo Jiornal Público que dá conta ainda que a comissão técnica admitiu oito novas opções para o novo aeroporto, elevando para 17 o total de hipóteses em cima da mesa. Na quinta-feira sabe-se quantas destas passam à fase final.
De acordo com a informação disponível na aeroparticipa.pt, podem ser visualizadas as opções contempladas.
Segundo a mesma fonte, foram acolhidas mais oito opções, elevando para 17 as hipóteses que vão agora ser sujeitas ao crivo técnico do qual sairá a lista de opções a estudar de forma mais detalhada. Entre as novidades estão localizações históricas como Ota e Rio Frio assim como a cidade de Évora.
Recorde-se que a CTI pretende assegurar um processo de AAE participado, transparente, democrático e informativo até ao final de 2023, quando a entrega de um relatório ambiental é devida de acordo com a Resolução de Conselho de Ministros nº 89/2022 de 14 de Outubro.
Por isso a CTI abriu espaços de diálogo em Janeiro de 2023 e iniciou sessões de interação com diversos interlocutores públicos e privados para auscultar perspectivas e prioridades. Estes espaços de diálogo incluem reuniões bi-laterais mas também reuniões de reflexão com grupos mais restritos de indivíduos – as mesas temáticas.
Leia a notícia completa em Jornal Público