17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“É sempre bom evocar os valores de abril para que no futuro não se repitam os erros do passado”, diz Joaquim Viegas (c/som)

Realizou-se hoje, pelas 15:15h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Viçosa, a Assembleia Municipal de Vila Viçosa, no âmbito das comemorações do 49º aniversário do 25 de abril.

A Rádio Campanário marcou presença nesta Assembleia Municipal e falou com o Presidente da mesma, Joaquim Viegas, sobre esta sessão.

Questionado se ainda fazia sentido comemorar esta data como há 49 anos atrás, o Presidente da Assembleia Municipal de Vila Viçosa começou por referir que “torna-se necessário sempre relembrar e nunca esquecer os ideais que o 25 de abril nos deu. A democracia é um regime que não é perfeito e, não sendo perfeito, há que estar sempre alerta e, nomeadamente, escolher nos momentos certos, ou nos momentos que vivemos, os caminhos que devemos percorrer, porque o 25 de abril de hoje, não é o 25 de abril de 1974, portanto, há que recordar o essencial, liberdade, direito de escolha e autodeterminação das populações. Sabendo que neste momento, isto se torna relevante, sabendo tudo o que se está a passar na Europa, sendo ainda bastante longe, mas são direitos pelos quais devemos sempre lutar e deixar que, realmente, possamos ter um país, e países, onde as pessoas possam viver em liberdade e sempre com qualidade de vida”.

Questionado se faz cada vez mais sentido evocar esta data, especialmente para que as gerações mais novas e as futuras gerações percebam esta conquista de abril, Joaquim Viegas referiu que “sim porque, como os jovens já nasceram com esta liberdade, não têm noção do que é não ter esta liberdade de ação, portanto, é sempre bom recordar esta passagem de testemunho, porque a história é isto mesmo, é uma passagem de testemunho, para que no futuro não se repitam os erros do passado e, sendo assim, preparar estas gerações para isto mesmo”.

“Aproveito também para dizer que, creio que estas gerações estão preparadas e, nós em Vila Viçosa, temos o exemplo do jovem bencatelense João Marmelo, que foi eleito recentemente como Presidente Nacional do Parlamento dos Jovens, ao qual faço referência nesta Assembleia Municipal”, finalizou.

Populares