Aproximam-se as grandes decisões da 10ª edição do Cansat Portugal, que se realiza no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.
De acordo com a informação avançada pelo Município de Ponte de Sor, as equipas já fizeram as primeiras apresentações dos projetos frente ao júri e os lançamentos de teste para cronometrar velocidades de queda e recolherem os primeiros dados. A equipa pontessorense CanSor, composta por alunos e professores da Escola Secundária de Ponte de Sor, está a ter um bom desempenho, prova disso, o seu lançamento que correu bem.
Até domingo, será feito o lançamento oficial dos microssatélites e o cumprimento das missões para alcançar a vitória que apurará a equipa para a final internacional do CanSat.
Um dos grandes atrativos deste ano é a presença da equipa CanSor, constituída por alunos da Escola Secundária de Ponte de Sor que concorrem, juntamente com mais 14 equipas, tendo todas já começado com a preparação das primeiras apresentações dos projetos e dos lançamentos de teste.
O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia, destinado aos estudantes do ensino secundário, que celebra, nesta edição, 10 anos a ajudar os jovens do ensino secundário a viverem uma missão espacial real em pequena escala.