14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A chegada da Romaria a Viana é muito emocionante, deixa-nos de lágrimas nos olhos” diz Presidente da CM de Viana do Alentejo (c/som)

Os romeiros da 21 ª Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo chegaram esta sábado a Viana do Alentejo e foram recebidos por milhares de pessoas nas ruas desta Vila Alentejana.

Recorde-se que esta tradicional romaria integra centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país que voltam a cumprir a tradição ao participarem na XXI Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo. O percurso de cerca de 150 quilómetros, durante 4 dias, foi feito pela antiga canada real, mais conhecida pela Estrada dos Espanhóis.

A Romaria a Cavalo é organizada pelos Municípios da Moita e de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, sobre a importância desta Romaria para o seu Município.

Luís Miguel Duarte começou por referir “esta chegada é um momento emocionante, sempre, e mais uma vez não foi excepção” acrescentando “foi uma chegada espetacular, lindíssima, e que deixou muita gente com lágrimas nos olhos.”

No que diz respeito ao número total de participantes desta XXI Edição, o Autarca refere que ainda não dispõe dessa contabilização mas assegura que no primeiro dia da Romaria “havia mais de 400 inscrições, e normalmente no mínimo duplica até ao último dia.

“Seguramente  que os objetivos estão cumpridos” garantiu o Presidente da Câmara de Viana do Alentejo.

Esta XXI Edição da Romaria obrigou a um esforço acrescido por parte dos Romeiros e dos Cavalos devido às altas temperaturas que se fizeram sentir nos últimos dias, em especial na quinta-feira, dia 27 de abril, dia em que um dos cavalos acabou por morrer

Sobre esta questão Luís Duarte diz que importa esclarecer “ que a morte do animal pode estar relacionada com o calor que se fez sentir neste dia, pois há 78 anos que não havia um dia tão quente em abril, como aconteceu este ano” explicando ainda que “a juntar-se a isto pode estar também a alteração de percurso que foi feita”.

Ainda assim, explica que o Veterinário oficial da Romaria aponta para “as condições meteorológicas que se fizeram sentir e também a problemas de saúde que o animal já pudesse ter.”

No que diz respeito ao porquê da alteração de percurso, o Autarca explica que “há muito que se fala em acrescentar um dia à Romaria o que ainda não aconteceu e por norma o último dia é sempre o maior, com cerca de 50Kms e os Romeiros entenderam que deviam ser feitos mais quilómetros no primeiro dia e não no último mas não resultou e temos que sentar à mesa para corrigir o que está menos bem.”

“Esta é uma tradição que se alguém quiser acabar com ela não consegue, pois a dimensão que já tomou e os Romeiros que já participam e a vontade das pessoas, não permite que esta tradição seja parada” sublinhou.

Questionado pela Rádio Campanário qual é o seu sentimento enquanto Presidente de Câmara num dia como o de hoje, Luís Duarte referiu “houve momentos em que tive que me calar porque se continuasse a falar,as lágrimas acabavam por cair”.

“É uma emoção e um orgulho ter uma tradição destas no meu concelho” realçou o Autarca de Viana do Alentejo. 
A devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem por parte dos Romeiros vem de há muitos anos, dos Romeiros que vinham com a Nossa Senhora da Boa Viagem, da Moita,  benzer os animais e  as colheitas que iam fazer no ano seguinte. Uma tradição recuperada há 23 anos.

“Hoje é um dia muito feliz” conclui o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Populares