12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Temos a intenção de mostrar que V. Viçosa tem muito mais património que aquele que está à vista”, diz Inácio Esperança (c/som e fotos)

Decorreu esta noite, pelas 21:00h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Viçosa, a apresentação do Relatório Final das sondagens arqueológicas da Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO.

Nesta apresentação, foram mostradas as sondagens analisadas que deram a conhecer um pouco daquilo que existe, em termos de património em Vila Viçosa, referente a séculos passados.

Cerca de uma dezena de pessoas marcou presença nesta apresentação para conhecer um pouco melhor daquilo que existiu e ainda existe na Princesa do Alentejo, referente a património arqueológico.

A Rádio Campanário acompanhou a apresentação do referido relatório da identificação do troço amuralhado e falou com Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, a respeito da apresentação.

Questionado se este relatório acrescentaria boas ou más notícias à candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO, o presidente da autarquia calipolense referiu que “apresenta aquelas que foram conseguidas através do estudo, o que pretendíamos com o mesmo é que, nós sabemos que Vila Viçosa teve à sua volta uma muralha renascentista de defesa da vila, e não sabemos bem porque, entretanto, muita dela foi destruída ao longo dos anos. Não sabemos bem como é que ela era, apesar de haverem várias gravuras e há várias ilustrações sobre Vila Viçosa que faz lembrar daquelas vilas italianas todas cheias de muros à volta, com torreões e, não sabemos bem como é que era. Entretanto para termos a certeza por onde passava esta muralha renascentista e como é que era a configuração da vila nos anos de 400 e 500, final da idade média e princípio do renascimento, era necessário fazer este tipo de estudos, que não foram conclusivos para alguns panos da muralha, foram conclusivos para outros e deram-nos algumas perspetivas. Portanto, é um trabalho que se faz caminhando e que se vai fazendo, ou seja, não é um trabalho que se pode dar por concluído, mas é, de alguma forma, algo importante nesta intenção da Câmara Municipal de conhecer e dar a conhecer melhor Vila Viçosa e no fundo estabelecer na nossa candidatura a ideia do que é que era a nossa defesa renascentista”.

Na apresentação do relatório, foi ainda dito que “existe muito trabalho a fazer”. A Rádio Campanário questionou Inácio Esperança, sobre a opinião do mesmo, se esse trabalho que ainda está por concluir, pode acrescentar mais alguma coisa à candidatura. O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa referiu que “a própria candidatura é isso, é uma intenção de trabalho. Nós não vamos dar à UNESCO um trabalho completo ou encerrado, aquilo que vamos dar é uma ideia de Vila Viçosa que queremos transmitir ao Mundo, com algumas provas sobre algumas das coisas e das questões que vamos apresentar e, com um plano de gestão e de trabalho para os próximos 30 anos, para dizer que, Vila Viçosa é isto mas, temos a intenção de mostrar que ela é muito mais que é apresentado, que há muito por estudar, muito por analisar e, no fundo, uma candidatura a Património Mundial, tem que ter estas componentes de gestão e de estudo permanente do nosso património e da nossa história”.

 

 

{gallery}Apresentacao Relatorio Arqueologico VV{/gallery}

Populares