O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e a Coordenadora da Equipa de Missão Évora 2027, Paula Mota Garcia, marcaram presença, esta quinta-feira à tarde, no Auditório da Universidade de Évora, onde decorreu uma conferência subordinada ao tema: Turismo e a Capital Europeia da Cultura 2027: Desafios para Évora e o Alentejo.
Organizada pelos alunos da disciplina “Planeamento de Eventos e Animação Turística” – Licenciatura em Turismo da UÉVORA, e segundo nota divulgada pela Autarquia Eborense, a conferência acabou por despertar um enorme interesse tanto dentro da academia como junto do tecido empresarial, social e cultural da cidade que se fez representar, com o auditório a registar uma extraordinária moldura humana.
Perante uma plateia constituída maioritariamente por jovens estudantes, o edil eborense, que falava na sessão de abertura, aproveitou a oportunidade para recordar alguns dos passos que levaram à classificação de Évora como Património Mundial fazendo depois o paralelismo para a candidatura vitoriosa a Capital Europeia da Cultura.
“Apesar do título ser atribuído a uma cidade, esta candidatura é de todo o Alentejo e acredito que toda a região saberá colher frutos do trabalho que iremos ter doravante até 2027. A Capital Europeia da Cultura está de portas abertas a todos aqueles que queiram fazer parte da construção deste projeto. Não fiquem à espera. Venham ter connosco, tragam ideias e construam connosco este grande projeto”, disse.
Esta conferência, que contou ainda com as intervenções, na Sessão de Abertura, da Diretora da Direção Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, e da Vice-Reitora para a Educação e Inovação Pedagógica, Ana Paula Canavarro, desenrolou-se depois com a realização de dois debates nos quais participaram Paula Mota Garcia e Marisa Miranda da equipa de Missão Évora 2027, entre outros convidados.
Fonte/Foto: Município de Évora