A Empresa Monte do Pasto, instalada no Distrito de Beja, tem no total das suas 11 herdades, mais de trinta mil cabeças de gado. As Empresas, distribuídas pelos concelhos de Cuba e Alvito, têm mais de 4.200 hectares.
A empresa, com mais de 40 anos no mercado, apresenta um volume de negócios anual de 31 milhões de euros.
Segundo avança o ECO; o percurso da empresa nem sempre foi fácil. Com 40 anos no mercado e perto de 65 trabalhadores, reclama o estatuto de maior criador português de bovino, com um volume de negócios anual na ordem dos 31 milhões de euros.
A Monte do Pasto foi comprada em 2019 pela CESL Asia ao Novobanco e assume-se como a maior criadora portuguesa de bovinos. De acordo com a Líder da Empresa, a Sapju, como se chamava na altura, indica o ECO, estava praticamente parada e numa situação financeira muitíssimo complicada e foi em 2019 que o grupo CESLAsia, com sede em Macau, adquiriu a empresa ao Novo Banco, num negócio avaliado em 37,5 milhões de euros.
Clara Moura Guedes assumiu a liderança da Empresa em 2014 e em entrevista ao ECO refere” a Monte do Pasto voltou a estar no mapa agropecuário” adiantando que a Empresa exporta atualmente 95% da produção para a Ásia e para o Norte de África.
Neste momento a Empresa está apostada em conquistar ios mercados Japoneses e Chineses. Já no próximo mês de julho, a empresa vai marcar presença no Japão, com uma comitiva liderada pelo comissário europeu de Agricultura, o polaco Janusz Wojciechowski.
Leia a notícia completa em ECO
Foto: Monte do Pasto