17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Câmara de Évora cria estrutura para comemorar meio século da Revolução dos Cravos no próximo ano

Com a aproximação do 50.º aniversário da revolução de 25 de abril de 1974, que se celebra no próximo ano (2024), a autarquia eborense decidiu criar uma comissão organizadora para preparar “com ampla participação popular”, as comemorações desta data marcante para a democracia portuguesa. Para integrar a estrutura, o Município convida todas as associações e instituições do concelho, por forma a garantir um programa vasto e aberto que promova os valores de abril.

A constituição desta comissão foi aprovada em reunião de Câmara, por unanimidade, no passado mês de abril, para que seja possível “identificar iniciativas, a incluir no programa, que possam deixar algum legado para o futuro”, conforme está explícito no texto do convite enviado às entidades.

“A Revolução popular e democrática de 25 de Abril de 1974 originou o período de maior justiça social, progresso e desenvolvimento da História de Portugal. Derrubou o fascismo, conquistou a liberdade política, abriu perspetivas de construção de um Portugal democrático, de paz, desenvolvido e mais justo. As liberdades constitucionais, os direitos dos trabalhadores e das mulheres, a descolonização e o respeito por todos os povos, a democratização do ensino, o serviço nacional de saúde de qualidade e de acesso universal, a segurança social pública, o Poder Local Democrático, entre outros avanços, levou a um enorme desenvolvimento do País, do Alentejo e de Évora”, lembra o município, destacando a importância da data.

A primeira reunião da futura Comissão Organizadora dos 50 Anos do 25 de Abril está, em princípio, agendada para junho, com o objetivo de discutir e decidir sobre as formas de organização da comissão, bem como das orientações gerais para elaboração do programa.

Populares