No dia 13 de junho, em celebração do seu 88º aniversário, a Fundação INATEL inaugurará o Museu e Biblioteca INATEL, localizados no Palácio do Barrocal em Évora. O Museu INATEL é um espaço que permitirá aos visitantes explorar a história da Fundação ao longo das últimas nove décadas. A trajetória da organização cruza-se com a cronologia de Portugal, atravessando e sendo influenciada por diversos eventos históricos no país.
Conhecer o percurso da INATEL é embarcar numa viagem pela história do lazer e dos tempos livres dos portugueses ao longo de mais de 80 anos, abrangendo áreas como Turismo, Hotelaria, Cultura, Desporto e a Intervenção Social em Portugal.
A INATEL abre ainda, nesta data, a sua Biblioteca, que possui cerca de 65.000 espécimes bibliográficos, incluindo monografias e periódicos, especialmente nas áreas de etnologia, sociologia, etnografia e antropologia. Alguns desses exemplares, como o 1º de Maio, são únicos no país e poderão ser consultados na Sala de Leitura Tomaz Ribas, em homenagem ao etnógrafo e bailarino que trabalhou na INATEL, liderando o antigo Gabinete de Etnografia.
As visitas ao Museu estarão disponíveis a partir de 14 de junho, de terça a sábado, das 15h às 19h, com entrada gratuita para associados INATEL até 15 de setembro.
As comemorações do 88º aniversário da Fundação INATEL serão encerradas com um espetáculo de Paulo de Carvalho, para os associados, às 21h30, no Teatro Garcia de Resende. A entrada é livre, mediante reserva obrigatória, através do e-mail cultura@inatel.pt ou pelo telefone 210027150, limitado à lotação do espaço.