A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, esteve ontem na EDIA para apresentação do Programa Alqueva Sustentável.
Na abertura da sessão, Maria do Céu Antunes começou por abordar a questão de “como vamos aproveitar os recursos hídricos e como distribuir a água pelas culturas e que culturas?. Com mais charcas, com a limpeza de barragens, a dessalinização?, tendo justificado que “não podemos deixar de regar. Temos que o fazer com qualidade e com parcimónia no uso da água”, concluiu.
A titular da pasta da agricultura, justificou que “não achamos que as culturas intensivas sejam o mal de todos os pecados”, referindo-se aos olivais e culturas de frutos secos.
A Governante defende o reforço das dotações de rega iniciais, para as explorações inscritas dentro da área beneficiada pelo Perímetro de Rega de Alqueva, tal como ontem foi anunciado num reforço de 30 milhões d emetros cúbicos de água.
Maria do Céu Antunes acrescentou ainda que hoje “ninguém olha para o Alentejo com um sentido de perda, que aproveitou as suas terras para produzir de forma sustentável e gerar riqueza”,
Fonte: Lidador Notícias