O Município de Cuba recebe no próximo fim-de-semana, nos dias 26, 27 e 28 de Maio, a visita de Yusmari Díaz Perez, Embaixadora da República de Cuba em Portugal.
O propósito desta visita é fomentar o entendimento e o estreitamento das relações de amizade entre as duas entidades.
Segundo o Município de Cuba, no âmbito da visita – que tem como principal objetivo estabelecer e desenvolver entre o Município de Cuba e o Estado Cubano uma profícua atividade de cooperação, particularmente no domínio cultural – está programada para estes dias uma série de iniciativas que visam promover um encontro e intercâmbio entre as duas culturas.
Para além das visitas agendadas a espaços de interesse cultural na vila de Cuba, a autarquia inaugura, no sábado, dia 27, pelas 11:00, na Biblioteca Municipal, um monumento ao apóstol nacional de Cuba, José Marti, doado pelo artista cubano Ernesto Milanés Ruiz. Também neste contexto, importa referir que serão ofertados pela dignitária cubana à população do concelho de Cuba, através do município e da sua biblioteca, diversos títulos de elevada importância para a compreensão da história daquele país.
No mesmo dia, pelas 18:00, será inaugurada no Museu Literário Casa Fialho de Almeida a exposição fotográfica “Matria”, do artista cubano Gabriel Dávalos.
Já no domingo, dia 28, pelas 21:00, a Casa Fialho de Almeida recebe o quinteto “Havana Way”, para um concerto de música cubana, com entrada gratuita.
A reforçar a importância desta visita, o presidente da Câmara Municipal de Cuba, João Português, sublinha que “no mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, mas infelizmente cada vez menos tolerante e pacífico, é imprescindível firmar relações culturais entre os povos”. De acordo com o autarca “o Município está empenhado em criar relação com outros países, entendendo o diálogo intercultural como um fator basilar para compreendermos as diferenças e para a construção de uma cultura de paz”. Além disso, “é através destas iniciativas que se promovem parcerias eficazes, quer sejam estas de índole cultural, turística ou económica”, completa.
Fonte: Município de Cuba