O evento Submarine Networks EMEA, que acontece entre 30 de maio e 1 de junho, em Londres vai contar com o Sines Tech – Innovation and Data Center Hub, cujo objetivo é
é atrair a amarração de mais cabos submarinos transoceânicos de telecomunicações. Esta será uma ação conjunta da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, através da iniciativa Invest in Alentejo e, da aicep Global Parques, em parceria com a EllaLink e o Start Campus.
O CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa e o Coordenador do Projeto da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Daniel Janeiro, vão apresentar as vantagens estratégicas do hub digital de Sines às maiores empresas tecnológicas do mundo, que estão a planear e a desenvolver novas redes de telecomunicações globais, através de cabos submarinos.
O Sines Tech – Innovation and Data Center Hub, integrado na Zona Industrial e Logística de Sines, iniciou a sua atividade em outubro de 2019, tendo em vista a criação de um hub habilitador de uma economia de dados em Portugal, cumprindo assim os desígnios governamentais de aposta na dupla transição energética e digital. Os investimentos privados realizados nesta infraestrutura, no âmbito das estações de amarração de cabos e centros de computação, processamento e armazenamento de dados, já ultrapassam os 5.835 milhões de euros.
A participação na Submarine Networks EMEA inclui-se no âmbito do Eixo Digital, da iniciativa Invest in Alentejo. Este é um projeto liderado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, e financiado pelo Programa Alentejo 2020, com a missão de reforçar a internacionalização de bens e serviços da região Alentejo, assentes nos principais domínios da estratégia regional de especialização inteligente.