A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Sul, procedeu à identificação e detenção de um homem, com 35 anos de idade, por fortes indícios da prática de vários crimes de abuso sexual de crianças.
As agressões sexuais sucederam em períodos distintos, iniciando-se os abusos que visaram a criança, menor, atualmente com 13 anos de idade, no decurso de 2021 até ao presente mês de maio.
Na sequência da investigação desencadeada, foi possível a recolha de vários elementos de prova, nomeadamente relatos de agressões sexuais perpetradas pelo suspeito, companheiro da mãe da menor.
As agressões sexuais verificavam-se em contexto de visitas da progenitora e companheiro à criança, encontrando-se esta institucionalizada ao abrigo de medida de promoção e proteção em fundação do concelho de Beja.
Aquando das visitas autorizadas e ausências acompanhada da família, o suspeito, a pretextos variados, concebia situações para permanecer a sós com a criança, utilizando esses momentos para perpetrar os atos sexualmente abusivos.
O detido vai ser presente perante as Autoridades Judiciárias competentes para interrogatório Judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
O inquérito é dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Beja.