Decorreu esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Viçosa, o relançamento do livro “Confraria da Santíssima Trindade de Vila Viçosa. Uma Vida Terrena no Caminho de Deus”, da autoria de Carlos Filipe.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com o autor sobre o relançamento do livro.
Questionado pelo porquê de um relançamento do livra, passados quase quatro anos do seu lançamento, o autor explicou à nossa redação que “houve vários fatores. Talvez aquele que foi mais importante foi não termos conseguido conciliar uma data com a Câmara Municipal em 2019, ainda no tempo de gestão da anterior Câmara para que houvesse uma apresentação aqui nos Paços do Concelho. Houve efetivamente o lançamento do livro que ocorreu na Igreja de São Bartolomeu, mas nessa altura não houve oportunidade para se fazer nesta sala. Entretanto entramos em pandemia a partir de março de 2020 e, só agora, é que houve o tempo, mas o tempo de Deus é eterno e, portanto, aqui com a obra do Espírito Santo, chegámos a este dia e, em boa hora, vamos fazer este relançamento de uma obra monográfica sobre a história de uma Confraria de Vila Viçosa, entre outras tantas que houve ao longo da história nesta vila, ligadas às diversas paróquias, às diversas comunidades religiosas e, a Confraria da Santíssima Trindade, tem marcado ao longo da sua história, marcos importantes. Se ela foi fundada com o objetivo de salvar dos seus confrades, a partilha e a fraternidade entre os confrades, hoje tem uma expressão, talvez tão grande quanto essa, não esquecendo o papel importante dos seus confrades, ela hoje tem uma missão cultural, junto da comunidade, ajudando, de certa forma, do ponto de vista social, mas também do ponto de vista de conservar o património da igreja e, portanto, a Confraria continua a ter uma missão muito importante e é essa missão que esperamos que venha a ter durante muitos anos e bons”.
Questionado se este relançamento nos Paços do Concelho de Vila Viçosa poderia ser uma mais valia para mais pessoas conhecerem a história da Confraria da Santíssima Trindade, Carlos Filipe referiu que “eu costumo dizer que quando nós não conhecemos a nossa própria história, dificilmente conseguimos passar a mensagem do que é a Confraria. Em primeiro lugar são os beneficiários, são os confrades, todos os que fazem parte desta confraria, e em segundo lugar, é a comunidade de Vila Viçosa, que tem entre si uma instituição ligada à igreja, mas ligada à sociedade, que representa uma parte da história de Vila Viçosa, portanto, isso não pode ser, nunca, desgarrado ou desligado desta realidade que é a história de Vila Viçosa num todo, onde a igreja, através das suas instituições, através das suas irmandades e confrarias, deram um forte contributo ao longo da história para que Vila Viçosa se pudesse afirmar”.
Veja aqui as imagens do relançamento do livro:
{gallery}Relancamento Livro{/gallery}