Nesta sexta-feira, 21 de março, dia em que se comemora o Dia Mundial da Árvore, o Município de Borba promoveu a plantação da árvore mágica, que teve lugar na zona exterior do Pavilhão de Eventos, ao início da tarde.
Esta iniciativa é o culminar de toda uma da Semana da Árvore e da Floresta, desenvolvida pela autarquia em colaboração com o Agrupamento de Escolas, as Juntas de freguesia e associações do concelho. A atividade foi direcionada aos alunos do jardim-de-infância e 1.º ciclo, contando com um concerto de música com as crianças das AEC’s.
Ao longo da semana foram plantadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas diversas árvores por forma a incutir o interesse dos alunos pela plantação de árvores, os cuidados e acompanhamento a ter ao longo do processo de crescimento, como frisa o Presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, à Rádio Campanário, “para que o sentimento de posse, de algo seu, os motive a cuidar e possa sensibilizar as crianças para a proteção da natureza”.
António Anselmo salienta ainda que durante nas freguesias também se tem assinalado esta semana, e que neste dia da árvore as crianças plantam a árvore mágica, que será enfeitada na altura do Natal”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/antonio%20anselmo%20dia%20arvore21marco2014.MP3{/play}
As plantações decorreram nas freguesias de Rio de Moinhos, Nora e Orada, com a colaboração das juntas de freguesia.
Ainda inserida na Semana da Árvore e da Floresta decorre, até ao dia 16 e maio, dia em que termina o prazo para a entrega dos trabalhos, “Um conto para criar e contar”, convidando a população a escrever um conto sobre o tema “Uma floresta sem árvores… uma floresta, 100 árvores”. O conto poderá ser original ou já existente “reinventado” e adaptado ao tema proposto, em verso, poesia ou prosa. Os trabalhos podem ser entregues nas juntas de freguesia, no Balcão Único do Município ou enviado para o e-mail gabineteverde@cm-borba.pt.