O governo português, em nota enviada hoje à nossa redação, lamenta o incidente, que envolveu um ataque com faca, ocorrido ontem num parque infantil de Annecy, nos Alpes franceses, manifestando toda a solidariedade às crianças e adultos feridos, bem como às suas famílias.
No decurso do trágico acontecimento, adianta o Governo, um cidadão português, ao tentar impedir o atacante de fugir da polícia, ficou gravemente ferido, estando neste momento já fora de perigo.
Pelo ato de coragem e bravura, o Governo deixa uma palavra de profundo agradecimento.
Através do Consulado-Geral de Portugal em Lyon, está a ser feito todo o acompanhamento da situação, junto das autoridades locais e do hospital, bem como prestado todo o apoio necessário a este cidadão.
Recorde-se que dois adultos e quatro crianças, todas com menos de 3 anos, foram atacadas esta quinta-feira num parque infantil junto ao Lago de Annecy, na Alta Saboia, região do sudeste francês que faz fronteira com a Suíça e a Itália. É um ataque inédito que as autoridades francesas não estão, para já, a considerar como terrorismo.
O atacante foi detido cinco minutos após ter esfaqueado a seis vítimas e identificado com o nome Abdalmasih H, sendo um cristão sírio. Terá empunhado um crucifixo no momento do ataque.