A celebração do ainversário da Fundação INATEL realizou-se ontem, dia 13 de junho, na sede da Delegação de Évora, e ficou associada à inauguração do Museu e Biblioteca INATEL. Marcaram presença, entre outras individualidades o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, o Presidente da Fundação INATEL, Francisco Madelino, e o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, em representação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
Segundo o Município de Évora, a decisão de optar pela Cidade Património da Humanidade para a realização do evento que celebrou o 88º aniversário do INATEL, segundo referiu Francisco Madelino, esteve associada à forte dinâmica cultural, desportiva e associativa que tem caraterizado a atividade da Delegação do INATEL de Évora, sempre em estreita colaboração com a Câmara Municipal, entidade também responsável pela candidatura que permitiu a reabilitação de parte importante do edifício sede da Delegação, o Palácio do Barrocal.
Por sua vez, o Presidente da Câmara, na intervenção que proferiu, agradeceu a escolha de Évora para a realização do evento, não deixando de felicitar o INATEL, e em particular a Delegação de Évora, pelo papel importante desta instituição no trabalho conjunto que levou ao sucesso obtido por Évora na candidatura a Cidade Capital Europeia da Cultura em 2027. Garantiu ainda Carlos Pinto de Sá que o Município de Évora tudo fará para manter a excelente cooperação institucional que tem caraterizado a relação entre as duas entidades.
As comemorações do 88º aniversário da Fundação INATEL, para além da cerimónia oficial, tiveram atuações dos grupos Gigabombos do Imaginário e Four Dixies, tendo encerrado com um concerto de Paulo de Carvalho, no Teatro Garcia de Resende.
O Museu estará aberto a visitas a partir de hoje, dia 14 de junho, de terça a sábado das 15h às 19h, sendo a entrada livre para associados INATEL até 15 de setembro. A Biblioteca, composta por 65 000 espécimes bibliográficos, monografias e periódicos, sobretudo nas áreas da etnologia, sociologia, etnografia e antropologia, alguns exemplares únicos no país.