O novo Hospital Central do Alentejo é um projeto estruturante para toda a região Alentejo e vai servir os diversos Municípios que integram a região.
O Primeiro Ministro António Costa, visitou recentemente as obras do novo hospital, acompanhado dos Ministros da Saúde e Coesão territorial, no âmbito da iniciativa “Governo + próximo” que decorreu no distrito de Évora, na passada quarta e quinta-feira.
Na sua intervenção, António Costa aponta a conclusão da obra para o final de 2024.
Após a visita, que a Rádio Campanário acompanhou, o Governo divulgou um vídeo sobre a construção deste novo Hospital do Alentejo revelando que o mesmo vai servir 150 mil habitantes no Distrito de Évora e cerca de 440 mil em todo o Alentejo, em articulação com os hospitais de Beja, Portalegre, Elvas e Litoral Alentejano.
De acordo com o Governo, o novo Hospital vai ter mais de 30 especialidades e as mais recentes tecnologias de diagnóstico e tratamento, e vai dispor de 457 camas de internamento , 11 salas operatórias e 43 postos de recobro.
O HCA está a ser construído num terreno pertencente ao Estado Português, com uma área total de 75 hectares, sendo a área do lote do Hospital de 25 hectares e a área bruta de construção aproximadamente 100.000 m². O projeto da conceção desenvolve-se por 10 pisos diferentes, abaixo e acima do solo.
No perfil assistencial do HCA estão previstas as seguintes especialidades: Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica/maxilo-facial, Cirurgia Vascular, Dermatologia, entre outras.
Veja o Vídeo: