A ADRAL participou recentementem a convite da CCDR Alentejo , na reunião do Conselho Interministerial para a Digitalização, presidida pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa Mario Campolargo.
Conforme nota publicada na página oficial da Agência, foi feita uma apresentação conjunta com a vice-presidente da CCDR Alentejo Carmen Carvalheira, da Agenda Digital Alentejo 2030.
A apresentação recebeu o interesse e os contributos de várias secretarias de estado, que pretendem associar-se a esta Agenda Digital e replicar pelo resto do território nacional os casos de sucesso que forem identificados.
Recorde-se que a Agenda Digital do Alentejo tem como alicerces a estratégia da década digital da União Europeia que estabelece uma visão para a transformação digital da Europa até 2030. A estratégia preconizada para o Alentejo, assenta nos mesmos pilares estratégicos, nomeadamente, Competências Digitais, Infraestruturas Digitais Seguras e Sustentáveis, a Transformação Digital das Empresas e a Digitalização dos Serviços Públicos, adaptados às características, necessidades e prioridades do Alentejo. A Agenda Digital do Alentejo 2030 tem como missão estratégica o desenvolvimento do ecossistema digital e tecnológico da sociedade e das empresas, como alavanca para o desenvolvimento regional do território de forma integrada e sustentável, em simbiose com as tradições e o património cultural e natural que caracterizam o Alentejo.
Fonte/Foto: ADRAL