12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Programa Operacional de Turismo do Alto Alentejo (POTAA) apresentado em Elvas, contou com a presença de uma comitiva do Irão (c/som e fotos)

O Auditório São Mateus foi o palco da apresentação do Plano Operacional de Turismo do Alto Alentejo (POTAA), na manhã desta quarta-feira, 28 de maio, uma aposta da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) na promoção turística do distrito de Portalegre.

O Workshop contou com a presença do presidente do Turismo de Portugal, João Coutrim Figueiredo, com o presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, o presidente da CIMAA e autarca da Câmara de Sousel, Armando Varela e o presidente do município elvense e vice-presidente da CIMAA, Nuno Mocinha. Presentes estiveram também os presidentes e eleitos das câmaras e ainda a comitiva do Irão, representada pelo Presidente do Município da Cidade de Qazvin, empresários, professores universitários e representantes das entidades públicas do país.

O POTAA foi apresentado pelo responsável da empresa autora do mesmo, Essentia. António Fontes explanou os pontos mais importantes do programa operacional, que tem como produto âncora, o caminho para a felicidade, com três percursos turísticos diferentes, à descoberta da avifauna (Alentejo Happy Birds); descoberta cultural (Rotas d’Encantar); descoberta gastronómica (Oliv’Alentejo).

A Rádio Campanário acompanhou a apresentação e ouviu o presidente da autarquia de Elvas, Nuno Mocinha, que salientou que “com o POTAA sabemos os caminhos que queremos seguir no caminho do turismo e na lógica do financiamento, para o qual é necessário ter uma estratégia estruturada”, acrescendo que para Elvas “o produto mais marcante é a monumentalidade”.

No que diz respeito à execução desta programática apresentada, o autarca assevera que foi dado o primeiro passo nesta apresentação com a assinatura do Protocolo entre a CIMAA e a Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT.

Nuno Mocinha falou ainda sobre a visita do Irão, mencionando que esta vem no seguimento de uma visita integrada ao Norte Alentejano que a CIMAA organizou aquando esta esteve presente na cidade de Qazvin, no Irão.

{play}http://radiocampanario.com/sons/potaa_nuno%20mocinha28maio.MP3{/play}

À Rádio Campanário, António Ceia da Silva, disse que “o POTAA pode ser importante em termos de identificação de produto, mas tem que ter uma visão de integração global de uma marca, que é a marca Alentejo”.

O Presidente da Turismo Alentejo e Ribatejo, ERT, assevera “queremos que haja uma incorporação de estratégia para o turismo no território, por parte das Comunidades Intermunicipais (CIM), nos seus documentos estratégicos para as ITI (Intervenções Territoriais Integradas), acrescendo que “as câmaras municipais são importantes conjugadas com o outro vértice do triângulo, que são os empresários”, em suma “marca Alentejo, território único em articulação com as CIM”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/potaa_ceia%20da%20silva28maio.MP3{/play}

O Presidente da Turismo de Portugal afirmou que “temos aquilo que mais ninguém tem, temos os portugueses, e não há quem saiba receber melhor, esta é uma caraterística identitária que devemos capacitar”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/potaa_pres.%20turismo%20portugal28maio.MP3{/play}

O POTAA é um documento estratégico que visa uma ligação entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo para o Quadro Comunitário 2014/2020, um trabalho que contou com a participação e contributos de autarcas e técnicos dos 15 municípios que compõem o distrito de Portalegre, entre outras entidades ligadas ao setor do turismo

Populares