A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, vai assinalar os 79 anos do nascimento do Capitão de Abril, este sábado, dia 1 de julho.
De acordo com a informação avançada pela Autarquia de Castelo de Vide, Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Estrutura de Missão das Comemorações do 50° Aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974, vai estar presente nas Comemorações do 79° Aniversário de Salgueiro Maia
Segundo a Autarquia, a presença em Castelo de Vide desta alta individualidade, a quem foi confiada por resolução do Conselho de Ministros a responsabilidade da elaboração e execução do programa oficial dos 50 anos de Abril, significará naturalmente um importante sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo município em prol da valorização da memória de Salgueiro Maia, bem como do interesse da Sr.ª Comissária acompanhar os projetos em curso subsidiários do programa nacional.
Consciente que Castelo de Vide tem responsabilidades acrescidas na evocação dos valores de Abril, a Câmara Municipal acrtedita que a partir da Casa da Cidadania Salgueiro Maia o concelho responderá à altura dos compromissos e contribuirá na sua parte para que Portugal assuma com elevação tão importante comemoração.
De acordo com o cartaz divulgado pelo município, as cerimónias vão ter início às 09:30h, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, e depois segue-se a inauguração da exposição “E Depois do Adeus” no átrio dos Paços do Concelho.
Às 10:30h, na Casa da Cidadania Salgueiro Maia, decorre um apontamento musical que fica ao cargo da tuna sénior do concelho, seguido do lançamento do catálogo “Casa da Cidadania Salgueiro Maia”.
Após a apresentação do volume II da obra “Castelos -Maravilhas de Portugal”, a cerimónia termina com a deposição de uma coroa de flores no busto de Salgueiro Maia, no Parque 25 de Abril.