No dia 15 de julho, às 15:30 horas, irá decorrer no Clube dos Colecionadores de Évora (Rua Miguel Bombarda, 57), a apresentação da Exposição “Ecléticos e Elétricos”, de Duarte Fernandes.
A exposição é composta por discos de vinil de Heavy Metal. Em tempos como os atuais, em que muito se decreta a morte do rock e seus congéneres, caso do heavy metal – o pueril chavão “Rock is Dead” –, e há um distanciamento generalizado do público em relação às artes, a exposição Ecléticos & Elétricos pretende demonstrar dois factos:
1) O rock nunca morreu;
2) A riqueza do género é tão vasta ao ponto de se relacionar com outras formas artes reconhecidas, caso da literatura e belas-artes.
Que ligação pode existir entre bandas como Metallica e Iron Maiden com as obras de Ernest Hemingway, Aldous Huxley ou H.P. Lovecraft? Como pode Fernando Pessoa ter servido de inspiração para um nome como Moonspell? Através da mostra de itens da sua fonoteca pessoal, Duarte Fernandes, mentor da iniciativa, além do referido acima, de igual modo planeia dar a conhecer a influência da música mais contracorrente em Portugal.
Esta iniciativa é promovida pelo Instituto Cultural de Évora, tendo como parceiros o Clube de Colecionadores de Évora e a Federação Regional de Associações Juvenis do Alentejo e conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Corpo Europeu de Solidariedade.
A entrada é livre