A DGARTES comunicou ontem os resultados provisórios do concurso Arte pela Democracia, um Apoio em Parceria que resulta do acordo celebrado com a Estrutura de Missão para as Comemorações do 50º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974 (EM25Abril).
Segundo uma nota divulgada, reconhecendo que a criação artística pode contribuir para processos de reflexão sobre um regime democrático justo e igualitário na sociedade atual, este concurso tem como objetivo principal promover, através do desenvolvimento e implementação de projetos artísticos, a celebração dos direitos alcançados pela Revolução do 25 de Abril de 1974 e contribuir para a manutenção dos seus propósitos e para a construção da democracia e dos seus múltiplos significados no século XXI.
Com uma dotação financeira de um milhão de euros, e um total de 267 candidaturas recebidas, é proposto apoio a um total de 45 projetos, com predominância nas áreas artísticas de cruzamento disciplinar (19), teatro (9) e música (6), nos domínios artísticos da criação (27), programação (7), circulação nacional (4), ações estratégicas de mediação (1) e edição (6). Os projetos abrangem todas as regiões do país: 11 projetos na região Norte, 6 projetos na região Centro, 22 projetos na Área Metropolitana de Lisboa, 3 projetos no Alentejo, 1 no Algarve, 1 nos Açores e 1 na Madeira.
O Apoio em Parceria Arte pela Democracia decorrerá até 2026, prevendo-se a abertura de novos concursos, um em 2024 e outro em 2025.