Decorreu em Vila Viçosa, nos dias 13, 14 e 15 de junho, um Encontro Transfronteiriço de Voluntários da Cruz Roja Española en Estremadura e a Cruz Vermelha Portuguesa no Alentejo.
Este evento teve por objetivo a troca de experiências e boas práticas, incluindo momentos de debate e desenvolvimento de novas ideias para as necessidades identificadas nas respetivas comunidades, bem como espaços de convívio que visam o reforço das relações estabelecidas.
À Rádio Campanário Eduardo Veiga de Araújo, da Delegação de Vila Viçosa, salientou a importância do encontro, “é uma troca de experiências”, para acrescentar, “há delegações com mais dinamismo do que outras e Vila Viçosa tem funcionado bem, mas não é fácil”.
Eduardo Araújo acrescenta, “em Espanha têm outros recursos, têm mais material”.
No que diz respeito ao voluntariado, o responsável refere, “são sempre bem-vindos, quantos mais voluntários houver mais coisas se podem fazer”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/cruz%20vermelha%20homem16junho14.MP3{/play}
Dania Terraza, técnica da Cruz Roja Española en Estremadura, destacou os laços de existem entre os dois lados da fronteira, “tentamos sempre trabalhar em conjunto e um encontro aprofunda as relações”.
Quanto à atual situação socio económica, a técnica diz que está a levar muitas pessoas ao desemprego, “e essas pessoas estão a dedicar o seu tempo aos outros, é fundamental esse trabalho”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/cruz%20vermelha%20senhora16junho14.MP3{/play}