O Sistema de Segurança Interna revelou os dados das primeiras 24 horas do controlo de fronteiras relativo à Opração Jornadas Mundiais da Juventude 2023, nas quais foram identificadas mais de 77 mil pessoas.
No que diz respeito ao controlo de fronteiras por parte da Guarda Nacional Republicana (GNR), foram controladas 2982 pessoas.
Ainda no que diz respeito ao controlo de fronteiras por parte da GNR, foram realizadas 13 ações de fiscalização, 159 ações de efetivo empenhado, controladas 1080 viaturas, controlado um comboio, foram recusadas 15 entradas no nosso país, e foram ainda registados um crime, uma detenção e 13 contraordenações.
No que toca à segurança rodoviária, a GNR fiscalizou 5329 condutores e registou 70 condutores com excesso de álcool, 169 excessos de velocidade, 145 acidentes rodoviários, quatro mortes e um ferido grave.
Quanto aos dados registados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), nas fronteiras aéreas, foram controlados um total de 463 voo, dos quais 33 eram do Espaço Schengen, e controlados um total de 74341 passageiros, dos quais 5274 eram do Espaço Schengen.
O SEF recusou ainda a entrada no nosso país a duas pessoas, registou um crime por fraude documental, registou sete medidas cautelares, das quais foi feito um pedido de paradeiro e deteve duas pessoas, uma por fraude documental e permanência ilegal no Aeroporto de Faro e outra por tráfico de pessoas.
Quanto a dados da PSP, não houve qualquer registo dos mesmos.
No total as autoridades controlaram 77.323 pessoas que circularam nas fronteiras do nosso país