O Sistema de Segurança Interna (SSI) revelou os dados das primeiras revelou os dados referentes ao dia 31 de julho do controlo de fronteiras relativo à Opração Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 2023.
De acordo com os dados provisórios revelados pelo SSI, referentes ao período entre as 00:00h e as 23:59h de dia 31 de julho de 2023, no que toca a dados recolhidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP), na cidade de Setúbal, foi controlada a chegada de 50 autocarros que transportaram cerca de 3000 peregrinos para a JMJ. Foram ainda registadas duas ocorrências na cidade de Lisboa e registadas duas denuncias de especulação.
A PSP deixa o alerta para a ocorrência de dois tipos de crimes, dos quais os peregrinos estão a ser vítimas. Estas denúncias chegaram-nos através do COL.
Segunda a PSP foi reportado que, tanto nas interfaces de transportes públicos, como nas chegadas ao Aeroporto de Lisboa, condutores estão a fazer-se passar por motoristas TVDE e interpelam peregrinos alegando pertencerem à organização da JMJ, com viaturas dedicadas ao transporte dos mesmos. Posteriormente cobram quantias avultadas pelas deslocações, na ordem das centenas de euros, o que constitui a prática do crime de especulação.
Nesse sentido, a PSP informa todos os cidadãos que se deslocam à área metropolitana de Lisboa para participar na JMJ, que não existem transportes dedicados à Jornada para além daqueles que tenham sido pré-estabelecidos com a organização. Se for vítima deste crime deve reter o maior número de características do suspeito, especialmente o número de matrícula da viatura, e denunciar à Polícia através do contacto 21 Polícia (21 765 4242) ou diretamente numa Esquadra.
Outro esquema de burla prende-se com a utilização abusiva dos QR Codes das credenciais distribuídas no âmbito da JMJ. Nestas situações, os suspeitos tiram fotografias das credenciais e depois utilizam os QR Codes para terem acesso às refeições da rede de restauração dedicada à Jornada, impossibilitando o titular da credencial de usufruir da refeição a que tinha direito. Para evitar situações similares, a PSP apela a que os peregrinos e voluntários não se deixem fotografar por estranhos com as credenciais expostas, nem publiquem imagens das mesmas nas redes sociais. Reitera-se que todas estas situações, ou qualquer outro tipo de crime, não obstante serem comunicados ao COL, devem ser reportados à PSP o mais rapidamente possível, para que possam ser iniciadas diligências para chegar à identificação dos suspeitos.
No que diz respeito a dados recolhidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR), foram empenhados 1887 operacionais para o controlo de fronteiras, onde foram desenvolvidas 650 ações de patrulhamento e sensibilização. A GNR registou 66 ocorrências e fez o acompanhamento de 391 peregrinos.
A GNR fez ainda o controlo de 1458 viaturas, controlou 2249 cidadãos e recusou a entrada no nosso país a nove pessoas.
No que diz respeito ao controlo de fronteiras marítimas, foram controladas 159 embarcações e um total de 9611 passageiros.
Quanto ao controlo de fronteiras aéreas, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras controlou um total de 422 voos e 81767 passageiros, tendo sido recusada a entrada no nosso país a duas pessoas.
No total, até ao momento, já foram controladas 866.222 pessoas que cruzaram a fronteira para o nosso país e impedida a entrada a 139 pessoas em território nacional.