12.6 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Portugal atingiu os 97% de seca em julho, o mês mais quente do planeta

O mês de julho foi o mais quente a nível global, mas as temperaturas em Portugal estiveram próximas do normal, tendo aumentado a área de seca, atualmente 97% do território.

Segundo dados divulgados pelo Instituto do Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no boletim climatológico referente ao mês de julho, é referido que, no dia 31 de julho, 97% do território estava em seca meteorológica, 34% nas classes de seca severa e extrema, especialmente no Alentejo e Algarve.

Segundo o País ao Minuto, no passado dia 8 de agosto, o serviço europeu Copernicus já tinha informado que julho foi o mês mais quente alguma vez registado na Terra, marcado por ondas de calor e incêndios em todo o mundo.

Julho, foi 0,33ºC (graus celsius) mais quente do que o mês que detinha o recorde até agora, o mês de julho de 2019. A temperatura do ar foi também 0,72°C mais quente do que a média (1991-2020) em julho, indicou o Copernicus.

Nos dados divulgados pelo IPMA, é salienntado também o facto de ulho ser o mais quente e de a temperatura média estimada apresentar um desvio de mais 0,7°C em relação à média do período 1991-2020.

No Sul da Europa, foram registadas ondas de calor de elevada intensidade e extensão, tendo a  temperatura média do ar aumentado mais 4ºC em Itália, Grécia e Espanha.

Em Portugal, o passado mês de julho foi o quinto mais quente desde 2000 e nesse mês diminuíram os valores de percentagem de água no solo em todo o território, sendo mais significativo nas regiões do Nordeste Transmontano, vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

“Estas regiões têm valores de percentagem de água no solo inferiores a 10 %, sendo que em muitos locais o teor de água no solo está ao nível do ponto de emurchecimento permanente”, alerta o IPMA no boletim climatológico de julho.

 

Leia a notícia completa em: País ao Minuto

Populares