Integrado na Semana da Educação que decorreu em Alandroal entre os dias 15 e 19 de setembro, a noite de sexta-feira, dia 19, foi dedicada à cerimónia de abertura do ano letivo da Universidade Popular de Alandroal.
A iniciativa que decorreu no Fórum Cultural Transfronteiriço contou com a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Portel, da Universidade Popular de Alandroal, do Grupo de Instrumentos Tradicionais, e do Grupo Folclórico “Contrabandistas de Capelins.
À Rádio Campanário, a presidente da Câmara Municipal de Alandroal, promotora da iniciativa refere que a semana tem sido dedicada “aos alunos mais pequenos e hoje vamos receber os alunos da universidade e em seguida as atividades da Escola Popular”.
“Temos algumas disciplinas bastante participadas e continuamos a receber inscrições”, refere Mariana Chilra que enumera algumas das áreas que preenchem o novo ano letivo, “que passam pelo italiano, espanhol, inglês, informática, ginástica, instrumentos tradicionais, a dança da roda e a valsa, o artesanato”, estando a ser equacionado a iniciação ao desenho.
A autarca conta que “os horários estão organizados, os locais definidos, os alunos inscritos em todas estas atividades e estamos à espera de várias inscrições, está demonstrado que a Universidade Popular permite não só o enriquecimento em termos de conhecimento é a escola perto das pessoas nas suas localidades, mas é também um espaço de convívio entre todos, de aprendizagem, e é de louvar e incentivar os alunos e reforçar, na medida do possível, as ofertas por parte das diversas atividades”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/mariana_chilra_universidade_popular_22set14.mp3{/play}