Decorreu no dia 4 de outubro pelas 15h00 no salão da Sociedade Filarmónica União Calipolense em Vila Viçosa, a cerimónia de abertura do ano letivo 2014/2015 da Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa.
A Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca é uma resposta socioeducativa, direcionada aos maiores de 55 anos, que visa desenvolver atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, valorizando a formação ao longo da vida, com um leque de áreas curriculares promovida pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, pela Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa.
A cerimónia de apresentação do Curso 2014/2015 contou com um concerto com a Tuna Sénior da Misericórdia de Borba.
A Rádio Campanário esteve presente no início dos trabalhos e falou com a vereadora da Cultura, Ana Cristina Rocha que nos disse que “houve a necessidade de reforçar o plano de atividades, um plano muito intenso não só em termos de visitas culturais, de conferências, de palestras”.
Quanto ao número de alunos, a vereadora diz que “muitas vezes no decorrer do ano letivo estamos a receber inscrições, não existe a preocupação de encerrar num dia fixo e já não permitir, as pessoas estão à vontade para poderem fazer a sua inscrição a qualquer instante”.
“Estou convencida que vai ser um ano movimentado em termos de participações e estou muito satisfeita porque é um projeto que dá muita força a algumas pessoas”, refere Ana Cristina Rocha.
{play}http://radiocampanario.com/sons/UNI%20Ana%20Rocha6out14.MP3{/play}
Tiago Abalroado que representou a Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa salienta que a Cáritas “está neste projeto desde a sua génese em parceria com o município e a Santa Casa da Misericórdia, é um projeto que tem tudo para continuar e a prova disso é estarmos aqui hoje com sete anos de projeto e termos a adesão fantástica por parte das pessoas mais velhas”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/UNI%20Tiago%20Abalroado6out14.MP3{/play}
A Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa foi representada por Manuel Almas que em declarações à Rádio Campanário disse que “é importante os idosos de Vila Viçosa e do concelho e quem quiser estar com a Universidade Sénior que contribua para o seu enriquecimento”, acrescentando, “este projeto é importante para haver um crescimento intelectual e de convívio social entre as pessoas e a partilha de experiencias é muito importante entre as pessoas”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/UNI%20Prof%20Almas6out14.MP3{/play}