14.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Exportações de flores, frutas e legumes portugueses aumentam mais de 8% para mais de mil milhões de euros

João Cortesão / Jornal de Negócios

As exportações de frutas, legumes e flores portuguesas superou no primeiro semestre de 2023, pela primeira vez, a marca dos mil milhões de euros, anunciou a Portugal Fresh.

Segundo o Jornal de Negócios, em comunicado, a Portugal Fresh indica que com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as vendas de frutas, legumes e flores para o estrangeiro tiveram um aumento de 8,3% entre janeiro e junho para 1.036 milhões de euros.

Mais de 80% dessas vendas foram feitas a países da União Europeia, sendo Espanha o principal mercado a representar um terço das vendas. Seguem-se França (14%), Países Baixos (13%), Alemanha (8%), Reino Unido (7%), Bélgica (4%) e Japão (3%).

O maior crescimento em valor de exportações foi verificado nas hortícolas, com cerca de 24% quando comparado ao mesmo período de 2022.

As frutas registaram um decréscimo de 3% nas exportações, faco ao mesmo período do ano passado. Igual tendência foi seguida pelas plantas ornamentais e flores (-3%).

De acordo com o Jornal de Negócios, em termos de volume, verifica-se uma descida de 12,9% na quantidade exportada, “explicada pela redução significativa de algumas produções, resultante das alterações climáticas”, refere a Portugal Fresh. A quebra mais acentuada aconteceu nas plantas ornamentais e flores, com menos 24%. Já frutas e hortícolas registaram ambos um decréscimo de 18%.

 

Leia a notícia completa em: Jornal de Negócios

Populares