Depois da subida do preço do gasóleo e da estagnação do preço da gasolina, na próxima semana, os combustíveis vão voltar a sofrer alterações, com a diminuição do preço do gasóleo e o aumento do preço da gasolina.
Segundo a Executive Digest, o setor adiantou que “a evolução das cotações em euros aponta para uma descida de até um cêntimo por litro no preço do gasóleo. Já a gasolina vai subir três cêntimos por litro”.
Segundo a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio por litro de gasolina em Portugal, tem um custo atual de 1,828 euros enquanto o do gasóleo vale 1,708 euros.
Após duas semanas de preços estabelizados, o preço da gasolina vai voltar a subir. O preço do gasóleo já subiu 10 cêntimos nas últimas três semanas, ao qual acresce o descongelamento gradual da taxa de carbono, proposto pelo Governo, que representou um aumento adicional de 2 cêntimos.
Deste o início do ano, o gasóleo teve um aumento total de 7,4 cêntimos e a gasolina teve um aumento de 15,8 cêntimos. Ques isto dizer que, se tiver um depósito com capacidade para 60 litros de combustível e for atestar o seu veículo com gasóelo, a fatura ficará 4,44 euros mais cara. No que toca à gasolina a fatura pode ficar 9,48 euros mais cara.
Fonte: Executive Digest