17.6 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Em Portel já decorre a Feira do Montado. “Uma feira com características próprias que tenta celebrar o montado associando a floresta autóctone os produtos e os aspetos científicos” (c/som e fotos)

A Feira do Montado o evento que mais visitantes atrai a Portel já começou e irá decorrer até domingo. A mostra de artesanato e de produtos regionais, a divulgação da atividade pecuária e a oferta gastronómica são setores em destaque neste certame, com a cortiça a ocupar um lugar cimeiro. A par destas iniciativas, o teatro, as atividades infantis e animação musical marcam os dias e noites da Feira do Montado.

Atendendo ao potencial que o montado representa para o desenvolvimento da região, a Câmara Municipal de Portel criou em 2000 a Feira do Montado, que hoje constitui um importante espaço de valorização dos recursos que lhe estão associados, encarados numa perspetiva económica, ambiental, cultural e científica.

Paralelamente decorrem as XI Jornadas Ibéricas do Montado ao longo desta sexta-feira contando com mais de uma dezena de oradores de Portugal e Espanha, onde serão discutidos vários temas relacionados com o Montado, como são exemplo as pragas e doenças ou a poda entre outros.

A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia de inauguração da Feira do Montado que aconteceu esta quinta-feira, 27 de novembro e falou com o presidente da Câmara Municipal de Portel, José Manuel Grilo.

O autarca refere que “já é hábito quando está frio e neste mês de novembro, haver esta feira com características próprias que tenta celebrar o montado associando a floresta autóctone e dinamizar os produtos e também os aspetos científicos e colóquios que defendem o montado”.

“Além da parte comercial, científica e investigação, temos também a animação e uma série de exposições”.    

{play}http://radiocampanario.com/sons/Pres%20Portel%20Montado28nov14.MP3{/play}

A nível musical o destaque vai para os concertos de Virgem Suta, Irmãos Verdade, Pedro Abrunhosa & Os Caviar, assim como para a noite de Fado na abertura do certame e a atuação de vários grupos de Cante Alentejano.

Populares