12 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo. João Grilo e Sérgio Carvalho reagem ao encerramento de escolas

O Ministério da Educação anunciou esta semana que vai encerrar mais 239 escolas do primeiro ciclo do ensino básico no próximo ano letivo, 10 das quais no Alentejo.

Nesta lista surgem as escolas de Montejuntos e Aldeia da Venda, no concelho de Alandroal.

Para o presidente do município, João Grilo, o encerramento das duas escolas foi a “solução possível” e “surge na sequência da construção do novo centro escolar de Santiago Maior”.

{saudioplayer}http://www.radiocampanario.com/sons/grilo%20escolas.MP3{/saudioplayer}

Outra das escolas que vai fechar portas está localizada na aldeia de São Lourenço, no concelho de Estremoz. Contactado pela Rádio Campanário, o presidente da junta de freguesia, Sérgio Carvalho, manifestou-se contra o encerramento da escola, por considerar que representa o “princípio do fim das freguesias”.

{saudioplayer}http://www.radiocampanario.com/sons/sergio%20carvalho.MP3{/saudioplayer}

Para além destas três escolas vão encerrar mais sete no Alentejo: Reguengos de Monsaraz (Caridade), Almodôvar (Semblana), Aljustrel (Jungueiros), Odemira (Pereiras-Gare e Amoreiras-Gare), Ourique (Panóias) e Ponte de Sôr (Ervideira).

Por regiões, a área abrangida pela Direção Regional de Educação do Norte é a mais afetada pelos novos encerramentos, perdendo 126 escolas. Seguem-se a região Centro (66), Lisboa e Vale do Tejo (33), Alentejo (10) e Algarve (três). 

Populares