O dueto é o cartão de apresentação do próximo disco do artista, com lançamento a 15 de Setembro, e fará parte do alinhamento do concerto no Capitólio, a 16 de Setembro.
Após três anos desde o lançamento do seu primeiro álbum, Buba Espinho prepara-se agora para dar a conhecer o seu novo trabalho de estúdio. Depois de se abrir ao cosmopolitismo e firmar o seu nome no panorama musical português, o artista volta a casa – para Beja, terra em que nasceu e que traz dentro de si. Este regresso, mais do que geográfico, é sentimental. Buba volta à infância, abre a sua caixa de recordações e demora-se ao passar por várias fotografias, lembrando-se de diferentes fases e histórias da sua vida.
“Ao Teu Ouvido” é a primeira canção de “Voltar” a ser revelada, e exemplifica na perfeição aquilo que podemos esperar deste novo disco. Numa colaboração espantosa com Bárbara Tinoco, que assina a letra do tema (e a sua composição em conjunto com Tyoz e Feodor Bivol), Buba Espinho canta-nos sobre a redescoberta do passado e das suas memórias, guia-nos pela mão até paisagens em que passamos também a estar presentes. Esta é aliás uma das principais características de “Voltar”: contendo as canções mais familiares e pessoais do artista até à data, estas consolidam-no também como um excelente contador de histórias que poderiam ser as nossas pelo seu carácter universal.
No videoclip que acompanha “Ao Teu Ouvido”, realizado por Francisco Desidério, é constantemente enfatizada esta vontade de manter o passado vivo, de voltar às origens e não deixar que nem a memória nem os rituais familiares morram. Não é por acaso que Buba Espinho parte de géneros como o cante alentejano e o fado para descobrir a sua própria sonoridade e conquistar o seu espaço. É o herdeiro e embaixador de uma tradição profunda, ao mesmo tempo que a homenageia e reinventa, estabelecendo a ponte entre diferentes gerações que a sua música tem a capacidade de congregar. Em “Voltar”, como se começa já a perceber através deste primeiro single, há uma maior maturidade artística e uma nostalgia clara que atravessa todo o álbum.
Enquanto nos aproximamos do fim do Verão, “Ao Teu Ouvido” embala-nos na melancolia tão característica desta altura do ano. A 15 de Setembro, com o lançamento de “Voltar”, ficaremos a conhecer todos os lugares que Buba Espinho nos quer mostrar, certos de estarmos a assistir ao nascimento de um grande cantautor.
Buba Espinho apresenta “Voltar” ao vivo no Capitólio, em Lisboa, a 16 de Setembro. O espectáculo será a primeira oportunidade para ouvir em concerto as músicas do novo álbum. Os bilhetes já se encontram disponíveis online e nos locais habituais.