Na sequência da criação Programa Apoiar Freguesias, no âmbito da Emergência de Saúde Pública da doença Covid-19, em reconhecimento do importantíssimo e consensual papel que as freguesias desempenharam na resposta à doença COVID-19, designadamente na prevenção, proteção e apoio à população e, em especial, aos grupos mais vulneráveis, foi autorizada a celebração de contratos para a concessão de apoios financeiros para financiamento das despesas públicas realizadas no ano de 2020.
De acordo com a nota enviada à nossa redação pela CCDR Alentejo, n região Alentejo 102 candidaturas recebidas reuniram os requisitos para beneficiar do apoio.
A despesa total das candidaturas apresentadas ascendeu a 613.227,15€, fixando-se o montante de despesa elegível nos 460.645,17€.
No que diz respeito á especificação por zonas, o Baixo Alentejo reúne o maior número de freguesias apoiadas seguido do Alto Alentejo. O alentejo central reúne o maior valor de apoio.
Está em curso na presente data a celebração dos contratos relativos a estes apoios financeiros entre a Direção-Geral das Autarquias Locais, a CCDR Alentejo, I.P, e as Freguesias beneficiárias, ao que se seguirá o processamento da correspondente comparticipação da administração central do Estado